domingo, 2 de agosto de 2009

Qual a diferença entre Hidroginástica e Hidroterapia?




Qual a diferença entre
Hidroginástica e Hidroterapia?
A Hidroginástica é uma atividade de intervenção do Profissional de Educação Física e visa o fortalecimento muscular, condicionamento cardiovascular, respiratório e o controle de peso. Destina-se à pessoas de diferentes faixas etárias e níveis de condicionamento, como adolescentes, adultos, idosos, gestantes e atletas.
A Hidroterapia tem sido cada vez mais utilizada na área médica para se obter uma recuperação mais rápida e melhor dos pacientes. O tratamento é realizado por um Fisioterapeuta, e sua principal indicação e para tratar as disfunções ortopédicas, vasculares, respiratórias, traumatológicas, neurológicas e pós-cirúrgicas dentro da piscina.
A maior vantagem destas atividades é que na água a resistência ao movimento é maior do que no ar, e ao mesmo tempo em que gera resistência tem efeito massageador, o que permite que as pessoas se exercitem sem ficar tão doloridas. .
A pressão hidrostática (força de baixo para cima que a água exerce) melhora circulação sanguínea e reduz o peso corporal, diminuindo o risco do impacto. Pessoas que estão acima do peso ou com problemas articulares se exercitam melhor e com mais facilidade.
Na ACQUASTUDIO temos duas piscinas, para atender separadamente os pacientes de Hidroterapia e os alunos de Hidroginástica. As piscinas são aquecidas e cobertas, cada uma com a temperatura ideal para a realização da atividade específica. Temos atendimento individual ou em dupla na Hidroterapia e individual ou em grupo de até 5 alunos na Hidroginástica, o que potencializa o resultado.
Professor Marco Senges