domingo, 25 de julho de 2010

Gestação e o exercício

Pode-se fazer exercícios durante a gravidez?
Esta é uma dúvida muito comum das mulheres quando entram no período de gestação e existem muitos mitos com relação a isso.

A prática de atividade física é recomendada para a maioria das mulheres grávidas e traz benefícios tanto para o bebê como para a mulher, controlando seu peso, melhorando seu condicionamento físico, e atuando positivamente no seu estado de ânimo, psicológico e social. Para começar com os exercícios, tudo dependerá do estado da gravidez e do condicionamento físico da futura mamãe. Os exercícios físicos terão mais limitações, se a mulher tiver hipertensão, enjôos, contrações uterinas, hemorragia vaginal, ou fadiga. Até o terceiro mês a gestante deve limitar-se as atividades cotidianas.  Após este período poderá praticar atividades de intensidades moderadas e se sempre praticou atividade física, poderá continuar com o que fazia antes, diminuindo somente a intensidade e dos exercícios de acordo com as semanas da gestação. Lembrando sempre que o profissional  médico deve ser sempre consultado.
Se antes de engravidar a mulher nunca praticou exercício físico e deseja começar, o melhor é ir aos poucos. Deve iniciar com atividades de baixa intensidade e ir aos poucos aumentando a intensidade de acordo com as repostas fisiológicas.
Durante a atividade física com as gestantes, é importante que o professor perceba o limite de esforço da gestante. A parte aeróbia deve ser de no máximo meia hora e a freqüência cardíaca não deve exceder a capacidade média individual de cada aluna. Atividades que podem ser praticadas na água, como é o caso da natação e a hidroginástica são as mais recomendas porque evitam esforços gravitacionais, diminuem a retenção de líquidos e os incômodos nas costas, além disso produz ainda uma menor incidência de varizes, um controle maior sobre a freqüência cardíaca materna e fetal, um aumento na diurese diminuindo a formação de edemas, um controle sobre o aumento de peso, o aumento da resistência muscular, um controle postural acentuado e a melhoria na sociabilizarão e auto-imagem.